Treinar_Gestao_Empresarial_Logo_Sem_fundo.png

32 98875-2921

Como Superar as Dificuldades Financeiras?

Revista Conexão Comércio

Boa parte das empresas convive com problemas financeiros no seu dia a dia. As dificuldades são as das mais diversas, como a falta de controle gerencial, identificação incorreta do lucro, inadimplência dos clientes, cálculo dos preços, fluxo de caixa, endividamento, identificação de custos fixos e variáveis, entre outras questões tributárias.

Para fazer a empresa prosperar é fundamental ter em mãos um planejamento estratégico, que considere as características do negócio e a sazonalidades do mercado, e ainda, apresente as diretrizes a curto, médio e longo prazo. O economista do Sebrae, Gilson José Rodrigues, aconselha: “Para quem já está no mercado, é preciso reciclar ou buscar novos conhecimentos, a fim de se tornar mais competitivo. Para quem é iniciante, a dica é pesquisar, avaliar e conhecer profundamente o mercado”.

O consultor empresarial Marco Antônio Gazzinelli têm mais uma dica: “É preciso programar o pagamento das contas antes do seu vencimento. Não se deve contar com as vendas do dia para pagar as contas do dia seguinte”, afirma.

Para o contador Marlon da Paixão, do escritório Sermac, o maior problema é misturar o dinheiro da empresa com o pessoal. “Esta é uma situação muito comum. As retiradas são feitas de acordo com a necessidade, não havendo controle nos gastos. Há casos, também, em que o empresário estabelece pra si um salário muito alto, incompatível com os rendimentos da empresa, comprometendo o capital do negócio”.

Segundo alguns comerciantes consultados pelo Sindicomércio, a maior dificuldade está no entendimento da legislação tributária e na conciliação dos pagamentos com os recebimentos. Assim, se você tem dificuldades em gerir finanças da empresa, procure estar cercado de bons profissionais na área, como contadores e consultores, que poderão ajudá-lo a resolver estes problemas.


Fonte: Revista Conexão Comércio