Treinar_Gestao_Empresarial_Logo_Sem_fundo.png

32 98875-2921

Fluxo de Caixa na Tomada de Decisão

Consultor Financeiro Alex William de Oliveira

“Quem não mede, não gerencia”, essa é uma clássica frase de William E. Deming, um guru da administração na área da qualidade; muito foi desenvolvido dentro desse conceito e uma coisa é fato, só podemos medir algo se tivermos dados, que através deles podemos gerar informação, e esta pode ser analisada.

E quando falamos de gestão financeira o fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para medir uma empresa, pois ele contém dados sobre todas as movimentações financeiras da empresa, considerando prazos, valores e condições; tudo isso dentro de uma escala temporal, onde o passado, presente e futuro importam.

O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial nas tomadas de decisão; ele responde perguntas simples como: minhas receitas estão aumentando ou diminuindo? Minhas despesas estão dentro da minha capacidade de pagamento? E até perguntas mais complexas como: a minha empresa pode investir nesse ativo? Posso assumir uma dívida a longo prazo? Tudo isso é fundamental para uma empresa ter visão de futuro, saber quantos passos posso dar e em que velocidade a empresa deve seguir.

O que um fluxo de caixa pode me informa especificamente:
Qual é a minha receita e de onde ela vem: Meus principais produtos/serviços, quais as principais fontes de renda do negócio.

Quais são os meus custos, as minhas despesas, e os prejuízos que possuo: pra onde vai o dinheiro da empresa, e consequentemente as possibilidades de redução de custos e gastos.


O meu prazo médio de pagamento e recebimento: se o meu prazo de pagamento de fornecedor e o prazo que dou aos meus clientes interfere positivamente ou negativamente no meu fluxo de caixa.


Capital de Giro: quanto minha empresa precisa e possui pra manter o negócio em movimento, arcando com as despesas sem gerar prejuízo.

Entre outras diversas análises que podem ser feitas.

Na prática um fluxo de caixa deve compreender todas as receitas e despesas de uma empresa, com seus devidos vencimentos e datas de pagamento, prazos e parcelamentos; dessa forma é fundamental que a empresa tenha um registro de todas as informações de entradas e saídas de valores.

A avaliação da situação financeira de uma empresa é fundamental antes de qualquer tomada de decisão, por isso fique atento e gerencie sua empresa para o sucesso!