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10 Dicas Para se Tornar um Auditor de Sucesso!!!

Bureau Veritas Brasil

O trabalho de auditoria envolve uma série de habilidades técnicas e interpessoais, que tornam a profissão um grande desafio.

Auditar é avaliar sistematicamente atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor. O objetivo é sempre averiguar se essas atividades estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e avaliá-las objetivamente para saber se os critérios foram atendidos.

O processo não é diferente quando falamos de certificação. Cabe ao auditor verificar se empresas e organizações atendem as normas às quais se submetem. E um bom auditor deve ter várias habilidades que não são inerentes somente à sua profissão, mas também em lidar com as diferentes tarefas de um processo de auditoria.


Listamos abaixo alguns passos que julgamos importantes para um auditor de qualidade.

1. Conheça as normas.

O conhecimento total da norma que você está auditando é fundamental. Tenha os requisitos na ponta da língua e saiba aplica-los na sua auditoria. E não tenha vergonha de pedir ajuda. Se há áreas novas em que você não sabe como aplicar a auditoria, peça dicas a seus líderes ou auditores que já trabalharam com essa área.

2. Planeje-se.

Prepare um bom plano com base nas informações contidas no programa da auditoria e na documentação fornecida pelo auditado. E siga este planejamento sem desvios. Porque no meio de uma auditoria podem aparecer problemas inesperados, e isso pode desviar sua visão do trabalho. Tenha uma boa lista de verificação como guia para não deixar os problemas te guiarem.

3. Trabalhe em equipe

Uma auditoria realizada por equipes de duas ou três pessoas é ideal para agregar mais conhecimento técnico, foco em áreas específicas e sinergia na discussão de ideias. Não recomendamos uma auditoria de apenas um auditor.

4. Saiba orientar

Qual o escopo da auditoria? Quais as regras que serão usadas (checklist, por exemplo)? Teremos temas específicos para analisar? Existem áreas e atividades críticas a serem avaliadas? Há uma auditoria anterior na qual você pode se basear? Tenha todas essas respostas com um bom planejamento e oriente corretamente seu trabalho e o de sua equipe.

5. Seja claro na comunicação

Um bom auditor transmite todas as solicitações de informações de forma clara, ouve atentamente as respostas, é paciente e corrige qualquer mal entendido.

6. Habilidade pessoal é fundamental

Não tenha mente fechada. Tenha bom senso para conversar informalmente e formalmente quando for necessário.

7. Comporte-se adequadamente

A auditoria deve sempre manter a imparcialidade e a objetividade na obtenção dos fatos. Questione de forma correta e mostre respeito pelo profissional que está sendo auditado – isso demonstra ética e influencia a confiança do auditado em você. E não infira com opiniões no sistema que está auditando.

8. Documente tudo

Anote tudo que ver. O que for examinado, deve ser reportado e documentado. Seja sistemático nessa coleta de informações. Recolha sempre o suficiente para analisar e concluir sobre a conformidade com a norma.

9. Atualize-se

Mesmo que as normas tenham um período maior de atualização, o mercado e a legislação mudam constantemente. Esteja sempre atualizado com os fatores que podem influenciar a sua auditoria.

10. Participe de Treinamentos

O autoestudo e a atualização são fundamentais, mas os treinamentos formais oferecem mais oportunidades de obter conhecimento técnico, além de estimular a troca de experiências entre os participantes e os instrutores.

Fonte: Buerau Veritas Blog (http://blog.bvtreinamento.com )