Qual a diferença entre líder e chefe?
As duas palavras podem parecer sinônimos, mas no ambiente organizacional são competências distintas. O chefe exerce uma relação de poder autocrático com seus subordinados. O
Indiferente do seu ramo de atuação, do segmento de mercado que você atua ou do tipo de cliente que sua empresa busca, toda empresa precisa fechar no positivo! O tão buscado lucro e a meta do empresário, afinal essa é a finalidade do negócio. Mas como saber se minha empresa está dando lucro? Uma pergunta que ouço muito no mercado, e tira o sono de muitos empresários.
O lucro é em sua forma básica, a diferença do faturamento vindo das vendas dos serviços ou produtos e os custos e despesas realizados para a obtenção dessas vendas; de forma sumária Lucro = Venda – Custos.
O principal fator que dificulta a maioria dos empresários que possuem essa dúvida está na gestão de dados e avaliação das informações da empresa; pois para calcular e avaliar a margem de lucro do negócio é preciso não só conhecer as receitas e despesas, que são dados brutos, mas principalmente converter isso em informação. Tudo que entra e sai de valor tem um motivo, uma finalidade, e é necessário ser classificado para entendermos como é o fluxo de valores da empresa e suas principais fontes de renda e gastos.
Mas como isso funciona na prática? Primeiro vamos ao básico, tudo que é comprado ou vendido deve ser registrado, a ausência de dados pode gerar diferenças significativas na construção das informações e na análise dos resultados.
As despesas e receitas que devem ser consideradas para avaliação de lucro são sempre as do período, se estou avaliando o mês de novembro, considero apenas as despesas de competência, ou seja as do mês de novembro; caso eu tenha pago alguma conta atrasada, ela refletirá no meu fluxo de caixa e não aqui.
Construa um plano de contas concreto e real, que funcione para o seu negócio, classifique suas receitas em grupos e suas despesas em contas.
Seguindo esse raciocínio, o que é ligado diretamente a produção ou entrega do serviço é CUSTO, as despesas ligadas à venda podem ser classificadas como DESPESAS COMERCIAIS, todas as despesas administrativas, marketing, logística, devem ser categorizadas e separadas por grupo, incluindo as despesas fixas e variáveis, além dos impostos. Os INVESTIMENTOS são um grupo a parte, pois devem ser analisados e após as principais despesas citadas acima.
Dessa forma temos um agrupamento das despesas que nos ajudam a entender o negócio e caso o resultado seja negativo, verificar onde estão as maiores fontes de gastos da empresa, dessa forma gerando planos de ação que possibilitem a redução de custos.
Em muitos casos há uma quebra no ponto de equilíbrio da empresa, ou há um gasto maior do que o necessário ou a venda está abaixo do mínimo para manter o negócio. De qualquer forma, avalie sua empresa e esteja sempre atendo a qualquer indício que afete o resultado do negócio.
As duas palavras podem parecer sinônimos, mas no ambiente organizacional são competências distintas. O chefe exerce uma relação de poder autocrático com seus subordinados. O
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