Treinar_Gestao_Empresarial_Logo_Sem_fundo.png

32 98875-2921

Comunicação Assertiva

Consultora Carmen Rossana Carrijo

A comunicação é um processo que envolve a troca de informações entre pessoas e tem como fator primordial a maneira como se percebe e interpreta as mensagens que são transmitidas. Nos deparamos neste processo com a expressão de idéias e sentimentos que podem chegar de maneira clara o objetiva como, também, com algum tipo de barreira definindo como as relações interpessoais serão construídas: saudáveis ou repletas de mal entendidos e inferências.


A comunicação atingirá seu objetivo e será eficaz com a observação e percepção livre de julgamentos e comparações. No contexto empresarial a comunicação: expressão de ideias e fluxo de informações deve ser entendida como responsabilidade de todos os profissionais com o estabelecimento de conexões, capacidade de escuta ativa e empatia.


O sucesso de uma empresa está diretamente ligado ao seu poder de comunicação e este poder consiste em que ela seja assertiva. A comunicação assertiva deve ser entendida como um comportamento verdadeiro, direto e dinâmico de modo que as pessoas transmitam as informações dizendo “exatamente aquilo que pretende dizer”. A assertividade não acontece de uma hora para outra, ela deve ser desenvolvida com a prática, saindo da zona de conforto, deixando de lado emoções que podem ser sabotadoras , pois nas relações profissionais evidencia-se muitos comportamentos negativos estimulados por conflitos internos.


Considerando os aspectos comportamentais alguns fatores estão presentes na prática da assertividade:

  • Comunique-se de maneira clara, objetiva e positiva, mantendo a sinceridade como ponto fundamental nas relações com a equipe.
  • Atente-se à identificação da origem dos conflitos focando nos fatos e não nas pessoas.
  • Aceite mais os feedbacks direcionados aos comportamentos que na visão do outro precisam ser melhorados, mostrando seu ponto de vista caso não esteja de acordo.
  • Mantenha foco, observando as melhores opções para beneficiar o grupo e o atendimento das demandas que privilegiam os objetivos profissionais.

A comunicação assertiva se caracteriza como uma das principais qualidades de uma empresa de sucesso. Profissionais que desenvolvem a habilidade de se fazer entender e se relacionar reduzem o estresse, amplia a credibilidade e preservam o respeito de sua equipe, concorrentes e do mercado