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Sua Marca Usa a Cor Certa?

Consultora de Redes Sociais Tatiana Buitrago

As cores podem influenciar muito mais nas nossas vidas do que imaginamos. Diversos profissionais, tanto da área artística, arquitetura, moda e até da psicologia, utilizam as interpretações que envolvem as cores para realizar seus trabalhos.

A cor é o primeiro elemento que o cérebro processa em uma imagem. Saber quais as cores transmitem melhor sua mensagem é estratégico e pode se tornar um dos fatores de diferenciação da identidade da sua marca.

CORES QUENTES
As cores quentes são chamadas assim por estarem associadas ao Sol, sangue e fogo.

VERMELHO: a cor mais quente carrega sentimentos intensos. Está associada ao amor, paixão, sedução, impulsividade, urgência, perigo. Por estimular o apetite é muito usada na área de alimentação.

AMARELO: a cor do Sol evoca sentimentos de otimismo, clareza e calor. Também é a cor do alerta, aviso. Desperta ansiedade, chama pra ação, destaca. Estimula o apetite, a alegria, criatividade e energia. É associada a juventude, riqueza e prosperidade.

LARANJA: resultado da mistura do vermelho e amarelo, ela carrega alguns dos significados das duas cores e os ressignifica. Representa o verão, o calor, a juventude. Estimula a criatividade, energia, vitalidade, diversão, comunicação e sociabilidade.

ROSA: a combinação da paixão e o poder do vermelho suavizado com a pureza, transparência e integridade do branco. É uma cor que transmite conforto, leveza, doçura, ternura e compaixão. Quanto mais forte, mais paixão e energia. Mais suave, delicadeza e inocência. Relacionada ao universo feminino e à beleza.

CORES FRIAS
As cores frias estão relacionadas ao gelo, ao mar, ao vento e demais elementos da natureza.Enquanto as cores quentes refletem paixão, felicidade, entusiasmo e energia, as frias dão a sensação de calma e profissionalismo. A dica é sempre mesclar as temperaturas para equilibrar a composição.

VERDE: a cor do crescimento e da renovação, está associada à saúde, à natureza e ao frescor. Promove a resolução de problemas, traz liberdade, cura e paz. Por ser uma cor que ajuda a relaxar é muito útil para pessoas que estão passando por stress ou depressão.

AZUL: simboliza lealdade, sabedoria, inteligência e fé. Estimula a produtividade e transmite sucesso. O azul claro provoca a sensação de higiene e frescor, já o azul escuro é corporativo, mostra poder e confiança. Proporciona calma e segurança às pessoas. Retarda o metabolismo humano e reduz o apetite.

ROXO: é associado a criatividade e imaginação, assim como o laranja. Quanto mais escuro, mais luxuoso. Transmite elegância, sofisticação e poder. Em tons mais claros proporciona calma, sensatez. Remete ao feminino, romântico, jovial e espiritual. Representa marcas e serviços criativos, inteligentes e imaginativos.

CORES NEUTRAS
As cores neutras costumam ser usadas como complemento das demais cores e suas principais características são baixa intensidade, reflexo e energia.

PRETO: a mais forte das cores é usada para dar um ar de sofisticação, elegância e mistério. Ele inspira dinamismo, modernidade, simplicidade e força. É capaz de deixar as paletas de cores mais modernas e dinâmicas e cria visuais minimalistas, sérios e objetivos.

BRANCO: denominada como a cor pura, transmite a sensação de tranquilidade, limpeza e organização. Ela ressalta a luz das outras cores, harmoniza e equilibra. Cria visuais limpos e transmite calma, competência e frescor.

CINZA: a mistura do preto e branco sugere harmonia, equilíbrio, seriedade e neutralidade. Harmoniza paleta de cores com elementos divergentes, evoca futurismo e sofisticação. É muito usado no design corporativo por passar a ideia de de responsabilidade, conhecimento e profissionalismo.

MARROM: desperta a sensação de aconchego, integridade. Representa a terra e os produtos naturais. Incentiva a disciplina e denota experiência, maturidade, resistência e rusticidade.

BEGE: é uma cor única que pode ter tons frios ou quentes, dependendo das cores que estão a sua volta. Transmite elegância, calma e relaxamento. Está associado ao clássico.

CORES METALIZADAS

PRATA: tem uma energia semelhante ao cinza, mas é mais leve e otimista. Representa a pureza, a franqueza, a consciência tranquila e a fidelidade. É uma cor que funciona bem com a maioria das outras cores – que ilumina e reflete a energia dessas cores que a rodeiam.

DOURADO: é a cor da sabedoria interior, qualidade e riqueza. Sugere um produto exclusivo, luxuoso. Induz a sentimentos de felicidade, vitória.

Agora que você já entende a importância e a influência das cores, responda à pergunta do título. E, se a resposta for negativa, não tenha medo de mudar. Isso fará uma grande diferença na sua comunicação com o seu público!