Fluxo de Caixa na Tomada de Decisão
“Quem não mede, não gerencia”, essa é uma clássica frase de William E. Deming, um guru da administração na área da qualidade; muito foi desenvolvido
Todos querem vender isso é fato, e vender bem a um preço justo e competitivo é fundamental pra concorrer no mercado; mas como saber se o preço que estou vendendo é justo para o cliente e também justo para o meu negócio? No preço que estou vendendo estou pagando todos os meus custos? Quanto estou ganhando?
Pra responder essas perguntas é preciso conhecer o seu negócio e tudo que afeta ele direta e indiretamente, pra se ter uma boa gestão de preços, o empresário precisa abrir mão de achismos e palpites e estar aberto a entender mais a fundo as práticas de mercado e o que é possível ou não para a sua empresa.
Quando falamos de formação de preço, pensamos direto em fazer cálculos, e sim os cálculos são fundamentais, mas existem algumas coisas que são importantes de se ter em mente antes de fazer as contas na ponta do lápis.
O que devemos saber pra se ter uma boa formação de preços?
Conhecer a concorrência e o preço praticado no mercado
Conhecer a concorrência é uma referência de mercado que serve como uma bússola para o negócio, saber a média que o mercado cobra pelo produto ou serviço que você vende ajuda a direcionar as suas escolhas e saber se sua empresa está no caminho; mas não confunda as coisas, você não vai copiar ou igualar seu preço a ninguém, pois cada empresa tem as suas práticas e algumas trabalham de forma desleal para manter o preço baixo, e nunca de forma alguma entre em disputa de preços isso pode criar um leilão em que todo mundo sai perdendo.
Conhecer o seu negócio, quais os seus diferenciais
Porque o cliente deve comprar o meu produto/serviço e não o do concorrente? O que o meu negócio tem de diferencial que justificaria um preço maior? É importante conhecer os valores que o negócio entrega para o cliente a fim de avaliar se o preço de venda será justo, pois diferencial sem percepção vira custo! Se o cliente não percebe o valor que eu tenho ele não vê motivos para pagar mais ou melhor pelo que tenho a oferecer; e ter um diferencial é o que vai me tirar da disputa por preço.
Conhecer o seu público alvo, quem paga e porquê
Vamos lá, eu conheço o mercado, conheço meu diferencial, mas e meu público alvo? Quem é meu cliente a final de contas, e ele está disposto a pagar pelo que tenho a oferecer? Conhecer o cliente é fundamental para o negócio, pois ele no final é quem vai decidir entre mim e o meu concorrente; conhece-lo me ajuda a entender como vou vender a minha ideia e como vou apresentar o meu diferencial pra alcançar o melhor resultado possível.
Conhecer os seus custos e o ponto de equilíbrio
Aqui a gente começa a falar de números, conhecer a fundo todos os custos da minha empresa e ter a casa organizada ajuda muito em um preço competitivo e justo; muitos empresários não conseguem alcançar um preço ideal de mercado pois devido a despesas altas e dívidas a conta não fecha, aqui é importante salientar, o cliente não deve pagar pelos seus erros, logo tenha em mente que preço justo requer custos e despesas justas para o negócio e para o cliente.
Outra coisa importante no ponto de equilíbrio é a meta de venda, seu negócio precisa estar direcionado e saber qual a meta desejada para o próximo período.
Mas Alex entendi o seu ponto, mas e agora como fazer?
Agora é a hora de fazer conta, o primeiro passo é entender o preço do seu produto ou serviço por etapas, vamos pensar assim:
Preço de venda – custos – impostos – despesas fixas e variáveis = Lucro
É importante entendermos cada etapa da formação de preços, pois isso vai levar o seu negócio a um preço justo e equilibrado.
Preço de venda:
Como conhecemos o preço de venda de mercado e os diferenciais do meu negócio, já temos em mente um valor justo que pode ser praticado, o que nos resta é avaliar com base no resultado que vamos alcançar.
Custos:
A composição engloba todos os custos diretos ao seu produto ou serviço sejam eles insumos, matéria prima, embalagens, custo de aquisição mão de obra entre outros custos inerentes ao seu negócio; para se ter um bom resultado a empresa precisa de um bom setor de compras e um setor de produção/entrega com a capacidade ideal.
Impostos
Uma empresa saudável e equilibrada pode e deve cumprir com suas obrigações tributárias e a melhor forma de garantir isso é alocando esse valor ao seu preço de venda, ao contrário do dito popular é possível manter uma empresa pagando todos os seus impostos.
Despesas fixas e variáveis
Aqui estão as despesas do seu negócio, água, energia, aluguel, escritório e todas as outras despesas importantes para a empresa, mas que não estão diretamente ligadas a atividade fim. Aqui entra a importância de se conhecer o ponto de equilíbrio do negócio, e entender que as minhas despesas devem ser justas e equilibradas; se a minha empresa está inchada, com um aluguel exorbitante, uma equipe acima da minha necessidade, uma logística desregulada, gastos com manutenção excessivos, o meu cliente não tem nada com isso e não deve ser penalizado pelos erros de gestão.
Para se obter um preço de vendas correto é importante que as despesas estejam equilibradas; pensando assim os investimentos e gastos como juros, multas, endividamentos e despesas excessivas devem sair da margem de lucro. Dessa forma consigo ser competitivo e entender que o negócio precisa se comportar de forma profissional.
Uma método para fazer essa conta é somar todas as minhas despesas fixas e variáveis e dividir pela minha meta de venda, dessa forma teremos um percentual e esse valor é um indicador para cálculo de preço de venda.
Exemplo:
Se minhas despesas giram em torno de R$ 38.000,00 e minha meta de venda é de R$150.000,00, logo 38.000 dividido por 150.000 é igual a 25%, sendo assim para cada real vendido, 25% desse valor deve cobrir as minhas despesas fixas e variáveis.
Sendo assim se eu vendo um produto a R$20,00 e tenho um custo direto de R$9,00, impostos de R$1,20 (considerando uma simulação de 6%) e despesas fixas e variáveis que somam R$5,00 meu lucro é de R$4,80.
E é desse lucro que eu pago meu endividamento e de onde saem os meus investimentos, se o lucro não for satisfatório há várias ações que podem ser tomadas, entre elas aumento de preços e redução de despesas, por isso a importância de conhecer o negócio, pois essas ações devem ser feitas com base em análise.
Essa é uma das formas de se calcular preço de venda que busca efetividade e equilíbrio para o negócio, mas se você tiver alguma dúvida ou dificuldade busque um especialista pois bons resultados são garantia de sucesso.
“Quem não mede, não gerencia”, essa é uma clássica frase de William E. Deming, um guru da administração na área da qualidade; muito foi desenvolvido
O “Comportamento Gerencial”, nos revela os diversos perfis de pessoas que podem existir dentro de uma organização, demonstrando ser um grande conhecedor da personalidade humana.
As cores podem influenciar muito mais nas nossas vidas do que imaginamos. Diversos profissionais, tanto da área artística, arquitetura, moda e até da psicologia, utilizam
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