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A Importância do Feedback nas Relações de Trabalho

Consultora Carmen Rossana Carrijo

Feedback é um termo proveniente da eletrônica que significa “qualquer procedimento em que parte do sinal saída de um circuito é injetado no sinal de entrada para ampliá-lo, diminuí-lo, modificá-lo ou controlá-lo”. No processo de desenvolvimento da competência interpessoal nas empresas, feedback representa a ajuda para mudanças de comportamento, é a comunicação a uma pessoa ou grupo fornecendo-lhe informação sobre como sua atuação está afetando outra pessoa.

Para que o feedback seja efetivo, tornando-se um processo útil deve seguir alguns critérios, tais como: Ser descritivo, específico, compatível com as necessidades, dirigido para o comportamento, solicitado em vez de imposto, oportuno, esclarecido.

A prática do feedback promove, além da troca de percepções nos processos de avalição de desempenho, oportunidade para o estabelecimento de um canal de comunicação entre gestores e equipe de trabalho. A empresa ganha a oportunidade de atingir seus objetivos e metas com mais eficácia.

Entretanto, não é um processo fácil de ser praticado. Os indivíduos tem dificuldades de aceitar suas ineficiências e ainda mais admiti-las para os outros. A questão da confiança na outra pessoa é crítica, especialmente em situações de trabalho ou outras que podem afetar nosso status ou imagem. Podemos também recear o que a outra pessoa pensa em nosso respeito. Podemos sentir que nossa independência esteja sendo violada ou que o apoio que esperávamos nos esteja sendo negado.

Assim, o desafio nas empresas é promover ações que possam colaborar para que as dificuldades sejam superadas, estabelecendo uma relação de confiança recíproca para diminuir as barreiras entre o emissor e receptor. Todos precisam de feedback tanto de reforço quanto de reorientação. Necessitamos saber o que estamos fazendo inadequadamente, como também o que conseguimos fazer com adequação, de modo a podermos corrigir as ineficiências e mantermos os acertos.