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Atinja os Objetivos de Sua Empresa

Revista Conexão Comércio

Também conhecido como mix de marketing, o 4 P’s (Produto, Preço, Praça e Promoção) é um conjunto de ferramentas utilizadas para atingir um determinado público-alvo e melhorar os resultados das vendas. Dentro desta estratégia, existem alguns pontos fundamentais para alcançar o objetivo de forma eficaz. Analisando os quatro fatores abaixo, seu produto/serviço se tornará mais competitivo e ganhará destaque no mercado.

PRODUTO – O “P” de produto refere-se a qualquer coisa oferecida para o mercado que satisfaça necessidades e desejos dos clientes. Abrange desde os serviços, lugares, organizações, até as idéias e experiências. É necessário definir bem quais são os atributos intangíveis e os benefícios diretos do produto, para que se torne desejado e satisfaça as necessidades do cliente.

PRAÇA – É o canal entre a empresa e o cliente, que estabelece a forma de acesso do consumidor ao produto. Tem como objetivo analisar como produto/serviço será vendido e como chegará até o consumidor. O uso de intermediários (varejista e atacadista) aumenta a eficiência da distribuição e facilita o acesso do público-alvo ao produto. Os transportes e armazenadores também auxiliam este processo. Estes devem ser continuamente analisados e controlados, para que a empresa tenha sucesso no mercado.

PREÇO – O preço é a percepção de valor que o cliente tem diante do produto, que leva em consideração a relação custo x demanda, bem como seus custos de produção. Para o consumidor, bom negócio é aquele que a satisfação é maior que o preço pago pelo produto. A demanda é que determina os preços, portanto, não se deve entrar na guerra de preços. É necessária uma pesquisa para ver quanto os seus clientes estão dispostos a pagar, porque nem sempre o valor mais baixo é desejável.

PROMOÇÃO – É toda atividade de comunicação que tem como objetivo promover uma marca e/ou produto. É a combinação de métodos individuais, como: Propaganda, Relações públicas, Publicidade, Promoção de vendas, Venda pessoal e Marketing direto. É necessário saber para quem, como, onde e com qual frequência comunicar. O objetivo é divulgar a empresa e provocar a compra como resposta.