Líder: Desafio de Delegar

Consultora Carmen Rossana Carrijo

Em nosso mercado globalizado identificamos nos processos de gestão de pessoas nas micro e pequenas empresas dificuldades efetivas na liderança de das equipes, principalmente para delegar responsabilidades. Assim, a expectativa de formar equipes eficientes se distancia da prática e se comprova nos baixos resultados alcançados.

As empresas no papel de seus gestores esperam pessoas com perfil inovador, iniciativa, proatividade e compromisso com os resultados. Entretanto, diversas questões que envolvem tais competências inviabilizam o sucesso, considerando que muitas vezes ao delegar o líder acompanham a execução da tarefa de maneira excessiva, ou seja, os parâmetros da autonomia para tomada de decisões não ficam clara.

Na prática os depoimentos retratam situações muito comuns. Os líderes reconhecem que ao identificar alguma dificuldade de seus colaboradores na realização de tarefas, por motivos de morosidade ou pouca habilidade, assumem imediatamente a realização e conclusão da execução. Neste contexto o líder se distancia do seu papel de gerir não só resultados, mas pessoas, as quais têm abortada da oportunidade de identificar seu ponto fraco e buscar conhecimento para investir no seu crescimento profissional.

Considerando que as equipes são reflexos de seus líderes, estes devem se preparar melhor investindo não só na parte técnica, mas no seu auto desenvolvimento para que possam assegurar sua autoridade e responsabilidade de ser o exemplo.

Delegar é um processo que envolve inicialmente questões como avaliação do perfil dos cargos, considerando as atribuições e responsabilidades, ou seja, o perfil do ocupante do cargo e sua adequação às exigências do mesmo.
Tocando em miúdos o líder e liderados devem compartilhar de uma relação de troca, onde de um lado as condições de trabalho, incluindo ferramentas apropriadas para a execução das tarefas, se somem a entrega de resultados corretos e de boa qualidade que garantam o atendimento das necessidades da equipe bem como da empresa.

Este relacionamento deve ser uma engrenagem que gira sem remendos, com clareza e eficiência que garantam a eficácia dos resultados.

Líder e liderados devem construir suas relações de trabalho compartilhando da mesma visão e objetivos. Tal relacionamento deve buscar através do exercício da comunicação atingir clareza ao expressar seus valores, suas percepções e reconhecer a necessidade de investimento no diálogo seguida da elaboração de um plano de ação a partir da troca de feedbacks.

Vale ressaltar a importância de investir nesta troca de percepções, pois a interpretação das mensagens que recebemos são carregadas de inferências construídas com nossos valores e crenças. Assim, em via de regra nos preocupamos muito com a nossa capacidade de expressão, mas deveríamos estar mais atentos em como as pessoas entendem e interpretam as mensagens que recebem.

Assim, diante de tais questões podemos concluir e reafirmar que gestão de pessoas deve ocupar o lugar mais estratégico de qualquer empresa, independentemente de seu porte. Os líderes devem abrir espaço para o desenvolvimento de sua equipe e se preparar para se tornar o líder do futuro.