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O Papel do Marketing na Organização da Sua Empresa

Revista Conexão Comércio

Na atual visão organizacional, exige-se dos empresários uma gestão participativa, onde todos os colaboradores, independente do seu cargo (do porteiro aos diretores), têm um papel importante na empresa. Esse é o modelo de uma organização de sucesso, que não foi “esquecido” pelo tempo.

Para implementar essas mudanças, o gestor precisa estar preparado e qualificado, pois é responsável pela prosperidade ou declínio de sua equipe. Quando o desenvolvimento da empresa está ameaçado e/ou não vinga, não é por conta do mercado está saturado e sim, por que houve uma falha administrativa.

É necessário que a administração esteja preocupada com o cliente e principalmente, voltada às suas necessidades e desejos, e não apenas interessada no produto. Ás vezes pensamos tanto no lucro e na produção, que nos esquecemos do principal propósito: satisfazer os clientes. Se a satisfação for maior do que a esperada o cliente fica encantado. Se for menor, fica insatisfeito.

Quando nos apaixonamos pelo nosso produto e esquecemos do mercado, sofremos de “Miopia de Marketing”. As empresas precisam se aperfeiçoar, acompanhar as tendências, bem como as novas formas de fazer negócio.

A internet, delivery, cartão de crédito, compra coletiva e consórcio são alguns exemplos. A administração não deve julgar que sua tarefa é fabricar produtos, mas sim proporcionar satisfação aos clientes, atendendo suas necessidades criando novos desejos.

Devemos considerar que sempre haverá a necessidade de se vender. Porém, o marketing torna supérfluo o esforço da venda, uma vez que seu objetivo é conhecer e entender profundamente o cliente, a fim de que o produto ou serviço se venda sozinho. Então, a única coisa, ainda necessária, seria tornar o produto ou serviço disponível. Já as vendas se preocupam com os truques e as técnicas para convencer o cliente, fazendo com que as pessoas troquem seu dinheiro por um determinado produto. Não se preocupam com valores intrínsecos dessa troca. A atividade de vendas não deve ser confundida como marketing.

Existe um conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para concretizar seus objetivos de marketing e produzir adequadamente o que deseja no Mercado alvo. É o que chamamos de “Mix de Marketing” ou os “4P’s”. A empresa que quer estabelecer um posicionamento no mercado, precisa se adaptar ao local e a cultura, a fim de evitar erros na sua estratégia.

MIOPIA DE MARKETING – “Existem setores que estão com a atenção tão concentrada em seu próprio produto específico que não consegue ver como ele está se tornando obsoleto.” Theodoro Levitt

Fonte: Revista Conexão Comércio