Mentiras que Contamos para Nós Mesmos na Gestão Financeira

Consultor Financeiro Alex William de Oliveira

Muitas vezes você tem algo que precisa ser feito e vai deixando pra depois ou com medo da incerteza se sabota e vai desenvolvendo desculpas para não fazer, mas existem atitudes na tomada de decisão que podem ser melhor avaliadas e implementadas. Vamos desmistificar algumas afirmações comuns que podem ser superadas.


Já cortei todos os custos que podia, não consigo mais economizar
Cortar gastos não é uma tarefa fácil, ao primeiro olhar não conseguimos enxergar nada que possa ser feito, pois cada despesa, gasto ou custo da empresa parece fundamental. Porém nenhuma ação na empresa devia ser tomada ao primeiro olhar. A gestão de custos exige do empresário conhecimento aprofundado do negócio das finanças e também muita criatividade. Cortar custos fica mais fácil quando conhecemos mais afundo como o negócio funciona, e nós sabemos da sua experiência como empresário, mas análise detalhada ajuda muito e traz confiança na tomada de decisão.

E não se esqueça há mais coisas além de cortar custos, aumento de produtividade, efetividade não ações que geram muito resultado na empresa.

Não preciso de planilha/sistema eu conheço exatamente todos os gastos da minha empresa
Confiar na memória tem um alto risco, não é efetivo e vai te tomar mais tempo do que você imagina além gastar suas energias com algo que um computador poderia fazer com você, isso pode tirar o seu foco de outras coisas importantes como estratégia e análise de resultados.

Nunca confie na sua memória, ela pode te custar dinheiro e alguns desconfortos.

Não consigo controlar nesse nível de detalhe, toma muito tempo
É fato que toma tempo, cuidar de receitas, despesas, projeções, análise de fluxo de caixa e demonstrativo de resultado, mas o custo de não se analisar seu financeiro pode ser muito maior do que imagina, pois não será apenas de tempo, será de dinheiro.

O detalhamento dos dados e a avaliação de cada possibilidade de resultado podem mostrar para o empresário se ele está no caminho certo ou não, mesmo antes que algo aconteça. Vale à pena investir tempo, isso mesmo investir no seu financeiro para ter análise de resultados, pois de que vale todo o esforço na operação de uma empresa que não dá lucro.

Tive que fazer, essa oportunidade era imperdível
É uma fala comum no setor de compras ou em grandes investimentos, tudo bem a oportunidade era imperdível, mas a empresa pode? Vai comprometer o orçamento? Vai gerar prejuízo em algum nível? São perguntas que devem ser respondidas antes de tomar essa atitude; pois sem perceber a economia da “oportunidade imperdível” pode gerar um prejuízo maior do que o economizado.

Na empresa do fulano deu certo/errado
Mas não significa que será assim na sua empresa; cada negócio tem a suas peculiaridades, seus custos, seus resultados, até as atitudes dos sócios podem influenciar na diferença entre uma empresa e outra. Por isso que é importante sim avaliar o que deu certo ou errado no mercado e na concorrência, mas não é uma certeza para o seu negócio, avalie também olhando pra dentro e busque o melhor para a sua empresa.