“Qualidade” – Produtos x Serviços… (parte 2)
Confira a parte 1 desse artigo Produtos x Serviços.. ( parte 2 ) – Critérios para avaliação dos produtos Para se avaliar a função qualidade
Os desafios diários fazem parte da rotina dos empresários, todavia, algumas atitudes podem travar completamente o crescimento do negócio. Por isso, não é incomum encontrar empreendedores e gestores reclamando que a empresa não cresce mesmo diante de muito esforço.
As estratégias de crescimento de uma empresa devem incluir uma série de fatores, afinal, as novidades estão acontecendo rapidamente nesse mundo moderno. É fundamental que os gestores saibam enxergar esse novo universo, pois isso vai definir o futuro do negócio.
O que impede uma empresa de crescer?
Muito se fala em melhorar a gestão empresarial nos dias atuais, isso significa que o negócio precisa de um direcionamento mais preparado para enfrentar todas as dificuldades que vem pela frente.
É através da boa gestão que o empresário consegue coordenar as ações que vão melhorar as políticas internas do negócio para conseguir um crescimento escalável e significativo a curto, médio e longo prazo.
Se a empresa não cresce é porque alguma fase simplesmente foi ignorada. Contudo, é importante lembrar que esse processo necessita de muita dedicação e tempo, nada acontece do dia para a noite.
Veja alguns fatores que podem ser o causadores desse travamento!
1- Ausência de um plano de negócios
Muitos empresários começaram a trabalhar sem planejamento, isso é muito comum no Brasil. Ocorre que a empresa não cresce por falta de metas claras, pois o plano de negócios funciona como um ” norte” para o negócio.
Todos os caminhos que serão percorridos ao longo do tempo devem ser registrados nesse documento. Cabe aos gestores criar estratégias para cumprir esse projeto e conseguir atingir as metas a curto, médio e longo prazo.
Através do plano de negócios, todos os setores da empresa são direcionados rumo ao objetivo.
2- Falta de organização financeira
O controle financeiro de uma empresa é essencial, por isso, esse departamento precisa de investimentos em um bom sistema tecnológico para que o gestor tenha em mãos relatórios fiéis sobre a situação do negócio.
Existem muitos softwares que podem ajudar no controle de entradas, saídas, contas à pagar e receber. O fluxo de caixa precisa ser analisado constantemente, pois é através dessa organização que a tomada de decisões será mais assertiva.
3- Time sem engajamento
Uma empresa não cresce se ela não valoriza o capital humano, é preciso entender que os colaboradores são a alma do negócio, afinal, são eles que atuam frente ao cliente.
Nenhum gestor consegue fazer nada sozinho, por isso, se a empresa tem o objetivo de crescimento é fundamental trabalhar a satisfação e motivação dos colaboradores.
Existem muitas ferramentas para mostrar ao time que a empresa se importa com eles, desde treinamentos, campanhas de premiação até o próprio reconhecimento.
Quando existe um esforço individual atrelado a um trabalho de equipe o crescimento da empresa é uma consequência.
4- Não conhecer o público alvo
O principal objetivo de uma empresa é resolver o problema de alguém, é para isso que elas existem. Diante disso, é essencial que a companhia saiba quem ela quer ajudar com seus produtos ou serviços.
Conhecer o público e entender quais são os hábitos e as demandas dessas pessoas pode ser um divisor de águas para a empresa desenvolver estratégias para conquistar clientes e atender cada vez melhor.
Não se deve esquecer que os clientes são a razão de um negócio existir.
5- Falta de diferencial frente à concorrência
Em um cenário cada vez mais competitivo, a empresa não cresce sem ter algo diferente para oferecer aos clientes. É fundamental pensar em alguma estratégia que a torne única no mercado.
Pode ser o atendimento mais atencioso e prestativo, logística rápida e eficiente, produtos e serviços exclusivos, autoridade da marca, enfim, existem diversos meios para oferecer a melhor solução aos clientes.
Para fazer isso, comece a buscar respostas com os próprios consumidores e veja o que eles esperam da empresa.
6- Parar no tempo
Embora a tecnologia está batendo na porta, muitas empresas ainda permanecem na inércia. Isso porque os gestores relutam em acompanhar os avanços acreditando que podem continuar ganhando dinheiro dessa forma.
A verdade é que a empresa não cresce com esse viés de pensamento. É fundamental alavancar as operações e potencializar desempenhos da equipe com o uso da tecnologia.
Apostar na presença online é uma das necessidades atuais, investir em softwares de gestão que otimizam processos e garantem melhor performance do time é essencial.
Automatizar as rotinas de trabalho é necessário para simplificar processos e favorecer o crescimento da empresa.
A relutância com a inovação indica que o gestor não está planejando o desenvolvimento da empresa a médio e longo prazo.
7- Focar somente nos lucros
Obviamente que ganhar dinheiro todo o empresário quer, afinal, ninguém trabalha de graça.
Contudo, esse é um erro grave e uma das principais razões para uma empresa não se desenvolver, pois muitas vezes se reduz custos para fomentar a lucratividade e nessa questão a própria estrutura produtiva é atingida.
A empresa não cresce quando a solução é substituir boas ferramentas de trabalho pelas mais baratas só pensando no lucro. Ou então, não faz nenhum trabalho de marketing para não gastar dinheiro.
É necessário fazer investimentos para o crescimento, portanto, é importante reavaliar determinadas condutas para levar a empresa para outro patamar.
Fonte:https://administradores.com.br
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