Treinar_Gestao_Empresarial_Logo_Sem_fundo.png

32 98875-2921

Como Reter os Talentos em Sua Empresa

Consultora Carmen Rossana Carrijo

As empresas passam por um cenário desafiador que exige cada vez mais o investimento no capital humano. Desta forma os programas de treinamento e desenvolvimento se caracteriza como ação que deve ocorrer de forma contínua e planejada a partir de demandas reais do dia a dia de trabalho de qualquer empresa.

A grande questão, porém, que ocorre na prática é o fato dos gestores se sentirem inseguros em promover o aprendizado em sua equipe e estas pessoas se desligarem da empresa, principalmente em favor de buscar seus concorrentes. Assim, o capital intelectual vem ganhando mais importância, atribuindo a responsabilidade na busca de estratégias que possam reter talentos.

Para isso o empresário deve estar perto de sua equipe, conhecendo suas necessidades e, entre outras coisas proporcionar um ambiente de trabalho que possibilite qualidade e crescimento profissional, ou seja, um ambiente que “não apenas o funcionário precisa ir, mas sim onde o funcionário quer e sente prazer em ir”.


As empresas devem considerar que da mesma forma que esperam bons resultados de sua equipe, sua postura deve se voltar para investimentos e implantação de projetos que modernize sua estrutura, principalmente na área da tecnologia e inovação.


Ainda, o investimento também deve ocorrer no desenvolvimento e na autonomia e não mais ter um modelo de gestão com comportamentos autocráticos. Os colaboradores precisam ser valorizados, não apenas com salários altos, mas principalmente com elogios e reconhecimento por fazer uma entrega de resultados.


Reter talento em uma empresa é realmente um desafio, porém a partir de uma proposta de avaliação da cultura da empresa e seus valores, ações mesmo que sejam simples podem promover um alinhamento da visão do negócio entre os gestores e seus subordinados.


O que fazer então para retor os talentos? Pratique uma remuneração adequada, proporcione oportunidade de crescimento, monitore o clima organizacional e valorize o bom trabalho e boas ideias. PRESTIGIE SUA EQUIPE!!!!!